Se você está muito tempo sem fazer exercício físico ou é a primeira vez que está fazendo musculação, provavelmente você apresentará dores musculares no dia seguinte.
Dependendo do tipo e intensidade do treino, as dores podem ser de maior ou menor extensão, isso ocorre devido a exigência muscular, que leva a micro lesões e também pequenas lesões na membrana celular, estes fatores propiciam a instalação de um processo inflamatório no tecido muscular utilizado, o que gera a dor.
Esse fenômeno é conhecido como dor muscular tardia. Pode ocorrer em indivíduos sedentários que iniciaram a atividade física ou até mesmo em atletas de alto nível que mudaram o padrão de movimento devido ao período de treinamento ou quando iniciaram atividades as quais não estão acostumados.
O aparecimento da dor tardia parece estar mais relacionado à intensidade do exercício do que sua duração, alem disso ela ocorre em exercício com predominância de contrações excêntricas e apresenta os seguintes sinais e sintomas: rigidez muscular, sensibilidade ao toque, diminuição da amplitude do movimento e incapacidade de gerar força máxima.
A dor muscular tardia aparece em torno de 8 horas depois da prática de exercício físico, aumentando sua intensidade nas próximas 24 horas, chegando ao seu pico entre 48 e 72 horas, havendo depois uma diminuição progressiva da dor, estando completamente ausente no período de cinco a sete dias.
Entendendo melhor o processo, vai muito bem compreender igualmente algumas formas de minimizar as dores tardias:
. Alongamentos - Após as atividades, realizar alongamento na área afetada.
. Massagem - Quem não gosta? Seu músculo vai agradecer <3
- -
Por Wagner Freitas
- -
Vem pra Evidence!!!!
#DoeuEagora
#EvidenceRJ
#AcademiaEvidenceRJ
Comments