Com o aumento da expectativa de vida da população, existe também o aumento dos cuidados com a saúde dessas pessoas.
Hoje a população idosa do país representa 14,3%, aproximadamente 30 milhões de brasileiros, e uma das doenças que os acometem é a Osteoporose.
O tecido ósseo, é um tecido que embora não pareça, está em constante atividade.
É formado por diversas células e influenciado por vários hormônios.
A osteoporose é uma doença caracterizada pela diminuição da densidade óssea, que pode ocorrer por diversos motivos. Fatores internos, como mudanças fisiológicas da idade, mudanças hormonais da menopausa, desequilíbrio da tireóide e fatores genéticos.
Mas também por fatores externos, como consumo de cafeína, refrigerantes, tabagismo, baixa exposição solar e consumo insuficiente de alguns nutrientes.
A grande questão é que o melhor tratamento para a Osteoporose é a prevenção já que é uma doença que, uma vez instalada, não tem cura.
Mas mesmo assim, seus sintomas podem ser amenizados se houver uma prática preventiva e mudanças no estilo de vida.
O Wagner já comentou com vocês (na publicação anterior) da importância da prática de atividade física como prevenção da osteoporose.
É irrecusavelmente um fator muito importante para evitar possíveis fraturas.
E em conjunto com as atividades físicas, vêm os hábitos alimentares! A alimentação balanceada oferece os nutrientes responsáveis por formar a matriz óssea.
Alimentos fontes de cálcio: leites e derivados, gergelim, sardinha, ostra, chia, folhas verdes escuras, grão de bico, quinoa e mais.
Consumir esses alimentos diariamente, vai auxiliar o seu corpo extrair o cálcio necessário ao longo do dia, mas é importante lembrar que o consumo de cafeína ao mesmo tempo diminui a absorção intestinal de cálcio. Ou seja, cuidado com as combinações também.
Vitamina D: A melhor fonte de vitamina D ainda é a exposição solar.
Sendo assim, tente garantir pelo menos 20 min daquele solzinho diariamente.
Alimentos fontes de magnésio: banana, aveia, nozes e castanhas, abacate, folhas verdes
escuras, peixes e mais.
O magnésio também ajuda na formação óssea, ele é estocado, assim como o cálcio, no osso e é muito importante que se tenha um equilíbrio entre eles, pois um consumo exagerado de cálcio pode levar a excreção de magnésio, e também não queremos isso.
Alimentos fontes de zinco: crustáceos, fígado, oleaginosas, carnes em geral, semente de
abóbora e mais.
O Zinco também é importante na prevenção da osteoporose, pois atua estimulando a formação de novas células da matriz óssea.
Todos esses nutrientes atuam direta e indiretamente na composição óssea, mas é importante sempre manter uma dieta equilibrada e variada para um maior aporte de nutrientes, bem como hábitos de vida saudáveis.
É o conjunto desses hábitos que vai garantir muito mais saúde
pra você, agora e no futuro. - - Beatriz Simbras
Comments