O que o ouvido tem a ver com o nosso equilíbrio?
.
Para responder essa questão, primeiro temos que entender que equilíbrio é a capacidade de manter ou retornar o centro de massa sobre a base de apoio.
Para isso o cérebro utiliza informações de 3 locais distintos do nosso corpo:
👉1°.Sistema vestibular - localizado no ouvido interno, dentro do crânio, transmite impulsos nervosos p/o cérebro para informar sobre a posição da cabeça e aceleração corporal, assim podemos saber se estamos na horizontal, vertical, girando, parado, andando p/frente ou p/trás. Essa percepção é possível por dois motivos:
1° imagine as algas no fundo do mar que se movimentam de acordo com a maré, assim funciona a crista ampular localizada dentro dos canais semicirculares que estão cheios de líquido.
2° ainda dentro do ouvido interno num local específico, o sáculo e o utrículo, possuem pequenas regiões espessas chamadas máculas, elas indicam a posição da cabeça no espaço, nas máculas existem células ciliadas recobertas por uma substancia gelatinosa que contém cristais de carbonato de cálcio. Quando a cabeça é inclinada a gravidade puxa esses cristais para baixo, modificando a posição dos cílios que informam aí cérebro a mudança na posição da cabeça.
.
👉2°.Visão👉 permite a percepção dinâmica do meio ambiente, com discriminação da forma, distância e movimento dos objetos.
.
👉3°.Propriocepção👉existem receptores localizados nos músculos, tendões, articulações e pele (principalmente na planta dos pés), que fornecem informações da posição e o movimento dos vários segmentos corporais, assim como a forma e orientação da superfície de apoio.
.
Essas 3 informações são transmitidas ao cérebro que assimila, interpreta e envia uma resposta motora para os músculos, afim de manter o equilíbrio.
Comentários