Já que estamos em outubro, então não podíamos deixar de falar de uma das campanhas de saúde mais conhecidas - o outubro rosa - movimento internacional criado para conscientização e controle do câncer de mama e colo do útero.
O câncer tem se caracterizado como um grande problema de saúde pública pela alta prevalência tanto em países desenvolvidos como em desenvolvimento. É uma das patologias (doenças) que mais matam atualmente..
mas afinal você sabe o que é o câncer?
São doenças que apresentam como principal característica o crescimento rápido e desordenado de células que invadem diferentes tecidos e órgãos, podendo se espalhar para outras áreas do corpo, quando isso acontece chamamos de metástase
Outro termo utilizado para se referir ao câncer seria a neoplasia, infelizmente ninguém esta imune a esse mau, pois como as células do nosso corpo estão em constante replicação (divisão celular) e morte, pode ser que ocorra uma proliferação anormal do tecido, que foge parcial ou totalmente ao controle do organismo, levando a efeitos indesejados e agressivos pelo mau funcionamento da célula, órgão, sistema.
O câncer de mama é o tipo de câncer que mais afeta as mulheres especialmente as que se encontram na faixa etária acima dos 50 anos.
Fatores comumente associados ao câncer da mama podem ser divididos em não-modificáveis: genética, vírus e modificáveis como: excesso de fumo, álcool, raios solares, alimentação, obesidade, sedentarismo... Os dois últimos são responsáveis por 25% dos casos de câncer no mundo, diante disso o exercício deve ser encarado como forma profilática e auxilio durante o tratamento, pois a pratica de exercício tem demonstrado resultados positivos na melhora da qualidade de vida dos pacientes, assim como redução da fadiga, melhora das capacidades funcionais, psicológicas como melhoria no estado de humor, depressão, ansiedade; melhor resposta ao tratamento, promovendo melhor convívio com efeitos adversos; melhora do sistema imunológico, manutenção da forma física, evitando a perda de massa muscular e ganho de tecido adiposo, alem da diminuição do risco de morte pelo câncer.
Não é a toa que as principais organizações de saúde (American Cancer Society; National Comprehensive Cancer Network) passaram a recomendar o exercício como essencial para os pacientes com câncer.
Alguns mecanismos que explicam por que a atividade física reduz o risco de câncer de mama, seriam através da redução dos níveis de estrogênios circulantes, em conseqüência da diminuição do tecido adiposo que promove inflamação ao organismo.
Mas quais exercícios deveríamos fazer?
Os estudos demonstram que a combinação de treinamento de força e aeróbio pode trazer benefícios para os pacientes em tratamento e pós-tratamento de câncer, Lembrando que a elaboração do plano de exercícios deverá levar em consideração a individualidade do paciente, assim como: freqüência, duração, volume e intensidade, sempre avaliando a segurança do exercício e a progressão do paciente, conforme a doença evolui.
- - Prof. Wagner Freitas
Σχόλια