O Whey Protein é um suplemento que está muito difundido no meio desportivo. Tanto em academias como em outras práticas e exercícios. Mas existem vários tipos e muitas vezes pode ser confuso na hora de escolher.
Vamos entender um pouquinho mais sobre eles ?
Pra começar, precisamos entender o que é o Whey Protein.
É um suplemento a base de proteínas do soro do leite, da fração aquosa dele.
Se você já fez iogurte caseiro, sabe que durante o processo, o leite coalha e em cima fica aquela parte aquosa.
Durante o processo de fabricação do queijo também acontece isso, e essa fração aquosa é o soro do leite. À partir dele é fabricado o Whey protein.
Mas existem diversos “tipos” de Whey. O concentrado, o isolado e o hidrolisado.
E claro, aqueles blends entre os tipos.
. Whey Protein Concentrado - É obtido no primeiro processo de produção. Possui em média 80% de proteína e lactose (açúcar do leite).
Whey Protein Isolado - O whey concentrado passa por processos de purificação e com isso, obtém-se o whey isolado. Ele possui em média 90% de proteínas e menos ou nenhuma lactose (produtos sem lactose precisam ter essa identificação).
Whey Protein Hidrolisado - O whey isolado passa por um processo de hidrólise. Nesse
processo as proteínas são quebradas em unidades menores e por isso tem uma melhor
digestibilidade e absorção.
Embora o Whey hidrolisado tenha uma maior digestibilidade e absorção em termos de síntese proteica isso não vai influenciar mas sim a quantidade de proteína ingerida.
Vale lembrar que não adianta fazer suplementação sem melhorar os hábitos alimentares, você estaria enxugando gelo. E também que toda suplementação deve ser indicada por um nutricionista, para você consumir de maneira correta e com toda a orientação necessária.
- -
Comments