Com a correria do dia a dia muitas pessoas viram a noite assistindo séries, vendo filmes ou até mesmo trabalhando e com isso acabam tendo o seu tempo de sono muito reduzido. O que elas não sabem é que isso vai influenciar diretamente na qualidade do treino e favorecer o ganho de peso. Atrasando o seu objetivo.
Um adulto precisa dormir em média 8h por dia. Nesse tempo são secretados hormônios que realizam o controle de fome e saciedade. Durante o sono é secretado um hormônio chamado leptina.
Esse hormônio é responsável por fornecer informações sobre o balanço energético do
seu corpo e sua liberação promove a saciedade.
Quando nos mantemos acordados sua concentração cai e ele não consegue transmitir o sinal sobre o balanço energético.
Ou seja,não consegue conferir a sensação de SACIEDADE.
Ao mesmo tempo, a privação de sono pode aumentar a circulação de outro hormônio
chamado grelina. Esse hormônio, ao contrário da leptina, é responsável pela sensação de fome e pela deposição de gordura.
Além disso ele vai influenciar na sua escolha alimentar, aumentando a busca por alimentos de baixo valor nutricional e rico em calorias, gorduras ruinse açúcares.
Então, ao ficar acordado a noite toda o que acontece é: aquela vontade de atacar a geladeira e é claro que você não vai em busca de uma fruta né, você vai procurar logo uma pizza, um sorvete, um biscoito, alimentos nada saudáveis e que não vão te ajudar a chegar no seu objetivo final.
Além disso você vai ficar cansado ao longo do dia prejudicando o rendimento do seu treino (e das demais atividades do dia) e reduzindo o seu gasto energético.
Com o gasto energético reduzido, e o consumo aumentado, o resultado é o ganho de peso !
Vai muito bem prestar atenção no seu sono! Tá com o sono desregulado? Faça um esforço para dormir cedo e não acordar tão tarde nesse primeiro momento. O que pode ser um desafio no começo, depois fica habitual e orgânico, melhorando consideravelmente sua qualidade de vida! - - Por Beatriz Simbras Nutricionista #ReguleSeuSono #Insonia #AcademiaEvidenceRJ #VemPraEvidence #Evidence #DicasDeNutricao #DicasDaNutri #Saude #BemEstar
Comentarios